Contabilidade básica para concursos

Contabilidade

Em 2020, o governo adiou muitos concursos públicos devido à pandemia. Com o avanço da vacinação, a previsão é que um grande volume de certames aconteçam nos próximos anos. Os concursos para agente da Polícia Federal e para Auditor Fiscal estão entre os mais concorridos no Brasil e cobram muitos conhecimentos de Contabilidade. Por isso, nós da Greatest vamos dar uma força com Contabilidade básica.

Aprender conosco é seguro e confiável

Inicialmente, esclareço que não sou professor de Contabilidade, bem como não sou formado ou tenho experiência nessa área. Contudo, se você decidir aprender com nossos conteúdos, aprenderá de forma correta, segura e confiável.

Ao longo da minha vida tive a oportunidade de estudar bastante, o que me fez pegar o jeito em estudar, aprender e ensinar. Primeiro fiz a graduação em Ciência da Computação, depois o mestrado em Engenharia da Computação e, atualmente, sou aluno do terceiro ano da graduação em Direito. Desde 2008, quando terminei o mestrado, ensino tecnologia para funcionários de empresas e alunos.

Continuo apaixonado em aprender e evoluir meus conhecimentos, por isso, estou fazendo uma nova faculdade e, em paralelo, comecei a estudar Contabilidade.

Além disso, conto também com o suporte de familiares e amigos que já estudaram muito o tema. Em especial, com a ajuda da minha mãe, Leda, que já passou no concurso para Auditor Fiscal.

Sendo assim, usarei todos meus métodos e contatos para aprender bem, corretamente, e depois irei compartilhar os conhecimentos adquiridos de uma forma Greatest para você.

Topa aprendermos juntos?

Contabilidade básica para começar

A área de contabilidade é extensa, por isso, requer uma divisão organizada para aprender cada tema. De forma mais macro, divide-se em contabilidade Geral e Contabilidade Pública.

Neste post, focaremos nos aspectos introdutórios da Contabilidade Geral. Especificamente, mostraremos como os concursos cobram os temas da Contabilidade básica.

Por contabilidade básica, entende-se seus conceitos, o objeto de estudo, o campo de aplicação e sua finalidade. Assim, dominando estas parte, você já conseguirá acertar algumas questões.

Contabilidade é ciência social, não exata

Quando iniciamos o estudo de uma nova área é interessante começar pela sua definição, pois ela traz os limites do campo de estudo.

Sendo assim, vamos para a definição:

Contabilidade é a ciência social que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica. Em outras palavras, Contabilidade estuda os fenômenos econômicos que afetam o patrimônio das entidades.

O primeiro ponto a aprender é que Contabilidade é uma ciência. Não é um procedimento, uma operação, um processo, arte ou técnica, como já caiu em questões de concurso público. O nome do curso de graduação na área reforça este aprendizado: Ciências Contábeis.

O segundo ponto é que ela é uma ciência social. Contabilidade lembra contas, números, por isso, muita gente (assim como eu) pensa que se trata de uma ciência exata. Mas não é.

Objeto de estudo

O objeto de estudo da Contabilidade Geral é o patrimônio das entidades.

Repare que o termo “entidades” é mais amplo que “empresas”. Entidades engloba empresas, mas não quer dizer só empresas. Uma associação sem fins lucrativos também tem patrimônio, por isso , também é uma entidade.

Patrimônio

Antes de entrar na teoria, vamos pensar no conceito que temos de patrimônio no dia a dia. Fulano tem muito patrimônio quer dizer que ele tem muito dinheiro, mas não apenas em espécie. Ele pode ter dinheiro no banco, além de imóveis, veículos e outros bens. Aqui entram também os bens imateriais. Imagine que Fulano é o dono de um app super famoso. Um app é virtual, imaterial, mas também compõe o patrimônio.

Os direitos de uma pessoa, como por exemplo, o de receber um pagamento, também afetam o patrimônio. Se tenho muitos contratos que asseguram meu direito de receber dinheiro, eles fazem parte do patrimônio.

Da mesma forma, as obrigações assumidas, como dívidas que precisam ser pagadas, também entram na conta.

Assim, patrimônio é o conjunto formado por:

  • bens,
  • direitos
  • obrigações.

Note que direitos representam algo positivo, que vai somar ao patrimônio. Ao passo que, obrigações, resultam em algo negativo, que vai subtrair do patrimônio.

Desta forma, divide-se patrimônio em:

  • ativo: créditos, como contas a receber
  • passivo: débitos, como contas a pagar

Bens, Direitos e Obrigações

Bens você já deve ter uma boa noção do que é, até porque dei alguns exemplos acima.

Na teoria, são itens avaliados em moeda capazes de satisfazer às necessidades das entidades, sejam pessoas físicas ou jurídicas. Na prática, temos exemplos comuns do nosso cotidiano: uma sala comercial que funciona como o escritório da empresa, um veículo usado como transporte nas atividades da empresa, ou algo ainda mais simples, como uma casa ou um terreno.

Direitos são os valores a receber de terceiros, gerados por meio de operações da entidade. Por exemplo, a emissão de um boleto. Em resumo, são as contas a receber.

Obrigações são as dívidas que a entidade contrata junto a terceiros. Por exemplo, a contratação de um seguro de carro. Em geral, são as contas a pagar.

Testando seus conhecimentos

Até aqui você viu o conceito e o objeto de estudo, além da definição de patrimônio. Só com isso, você já é capaz de fazer questões.

Se entendeu tudo, veja como o assunto é cobrado.

1. O objeto da contabilidade é:

  • a) o patrimônio das entidades
  • b) apuração do resultado
  • c) o planejamento contábil das entidades
  • d) o controle e o planejamento das entidades
  • e) o fornecimento de informações a seus usuários de modo geral

Qual é a resposta?

Muito simples né, acabamos de explicar que é o patrimônio (letra a).

Atenção na letra (e) que, embora esteja errada, é a resposta de outra questão: o objetivo da contabilidade.

Contabilidade básica: campo de atuação

Campo de atuação quer dizer onde é aplicado no nosso cotidiano.

Em uma rápida resposta, o campo de atuação da contabilidade são as empresas. Contudo, esta não é a resposta esperada em gabaritos de concursos. Isto porque não é  só empresa que possui patrimônio. Por isso, por englobar mais do que só empresas, o termo usado são entidades.

Na teoria, surge o termo azienda, que são as entidades:

  • com fins lucrativos (empresas, sociedades); e as
  • sem fins lucrativos (associações)

De forma que, finalmente, chegamos nas respostas esperadas para a seguinte questão:

— Qual é o campo de aplicação da contabilidade?

“As aziendas, que são as entidades com fins lucrativos (empresas comerciais) e as entidades sem fins lucrativos (associações, municípios).”

Em outras palavras, a resposta abaixo também é aceita:

“As aziendas, consideradas como um patrimônio gerido de forma organizada.”

Por fim, a última resposta que aparece em questões é: “São as entidades econômico-financeiras”.

Contabilidade básica: finalidade

Saber o conceito, o objeto de estudo e o campo de aplicação ajuda, mas é a partir daqui que o assunto é mais cobrado em questões.

Afinal, para que serve a contabilidade? Qual seu objetivo, sua finalidade?

Oras, se o conceito é ciência social de controle e o objeto de estudo é o patrimônio das entidades, a finalidade é o desdobramento dos dois.

A contabilidade tem a finalidade de:

i) controlar o patrimônio administrado; e

ii) fornecer informações sobre:

a) a composição e as variações patrimoniais

b) sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pelas entidade para alcançar seus fins

Resumo de Contabilidade básica

Contabilidade Geral, principalmente o começo, esta contabilidade básica que estamos estudando, não é difícil. Basta entender e praticar de tempos em tempos para não esquecer.

Em resumo, se você entendeu todo o post, deve sempre ser capaz de responder as seguintes questões:

  1. Conceito?
  2. Objeto de estudo?
  3. O que é patrimônio?
  4. O que são bens, direitos e obrigações?
  5. Campo de aplicação?
  6. Finalidade?

 

Guia Greatest

mantenha seus conhecimentos atualizados
Escreva seu e-mail abaixo. Nós informaremos sempre que um novo artigo for publicado