Informática para concursos públicos: temas mais cobrados

Informática para Concursos Públicos

Todo concurso público cobra conhecimentos de Informática. Ela representa uma área de conhecimento, possui um mercado de trabalho próprio, Tecnologia da Informação, e ainda é usada em todas as outras áreas. Por isso, se você vai participar de um concurso público, a leitura deste artigo, Informática para concursos públicos, vai lhe ajudar muito!

Informática Básica

O conteúdo programático de um concurso público ou, em outras palavras, as matérias cobradas na prova objetiva, constam no edital de abertura e variam conforme o cargo pretendido.

Contudo, não espere encontrar em algum edital algo como Informática Básica. Os conceitos iniciais de Informática, como hardware e software, bem como arquivos, extensões e diretórios, muitas vezes nem constam no edital, mas são cobrados diretamente ou indiretamente em algumas questões.

Para testar seus conhecimentos, resolva as 10 questões deste ebook da Greatest, todas selecionadas de concursos públicos recentes. Caso erre alguma, leia a solução comentada no próprio ebook.

Se precisar entender melhor algum ponto, baixe nosso ebook Fundamental: hardware, software e dados.

Informática para concursos públicos

Na média, os concursos públicos cobram de 10 a 20 questões de Informática em provas de até 100 questões.

A grade do que cairá na prova depende do cargo pretendido e da banca escolhida para elaborar o certame.

Vamos analisar dois importantes concursos de 2021, mas sabendo que muitos virão nos próximos anos.

Primeiro, o concurso para Escrevente Judiciário do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), banca VUNESP, cuja remuneração é de aproximadamente 5 mil reais e exige apenas ensino médio completo. Nele, cobram-se predominantemente os softwares de escritório usados no TJ-SP, como Word, Excel, Power Point, Teams, Outlook e outros. Você pode ver o edital aqui. Lá no final, no anexo III, está o conteúdo programático.

Além disso, sistemas operacionais, com o Windows 10, e Internet (navegação, URL, links, sites) também são temas muito cobrados.

Já para o cargo de agente da Polícia Federal, cujos vencimentos giram na casa de 15 mil reais (ter uma graduação é pré-requisito desse concurso), a grade de Informática é bem mais ampla. Neste, exigem-se temas como Banco de Dados, Redes de Computadores, Computação em Nuvem e Segurança da Informação.

Como estudar

Como sugestão, divida seu estudo de Informática em dois blocos:

  • Bloco I: os conceitos que você precisa entender para absorver o restante. Por exemplo, sistemas operacionais, arquivos, extensões e redes de computadores. Você não vai conseguir baixar e salvar um arquivo do Word em uma pasta compartilhada na rede se não souber nada sobre intranet e Internet.
  • Bloco II: os softwares que você precisa saber mexer, com a lista das funcionalidades mais cobradas em provas anteriores. Muito importante: use o seu computador e faça o que a questão pede na prática.

Em ambos os blocos, pegue um resumo e estude por questões.

Um estudo mais aprofundado vai lhe tirar do caminho mais curto, pois inúmeras são as funcionalidades nos softwares cobrados.

Para saber tudo sobre arquivos e extensões, clique aqui.

Conhecimentos iniciais

Vamos então colocar um pouco a mão na massa no Bloco I.

Windows é um sistema operacional. Atualmente usamos a versão 10, ou seja, o Windows 10, mas a versão 11 já está disponível.

Word é um editor de texto. Em outras palavras, ele é um software, instalado sobre o Windows, e usado para escrever texto. Ele faz parte do pacote de softwares para escritório chamado Microsoft Office.

A empresa Microsoft foi quem desenvolveu tanto o Windows, quanto o Word e o Office. Além disso, ela também desenvolveu o Excel e o Power Point, dois outros importantes softwares que fazem parte do Office.

Enquanto o Word é usado para escrever e editar texto, o Excel é usado para criar planilhas e o Power Point para apresentações.

Todos esses softwares da Microsoft possuem versões, mas normalmente as últimas não são temas da prova. Isso porque eles custam caro e exigem uma licença por computador, enquanto os órgãos públicos não possuem verbas ilimitadas para upgrades. Assim, cobram-se versões mais antigas de cada um desses softwares.

Conhecimentos específicos

Pensando no Bloco II, comece pelo software mais importante: Microsoft Word.

O estudo da interface do Word é importantíssimo, principalmente as versões 2013 e 2016.

Para dominar uma funcionalidade é preciso de três coisas:

  1. saber o que a funcionalidade faz e onde está seu controle para usá-la
  2. conseguir de fato usá-la no Word (essencial para o aprendizado)
  3. conhecer os possíveis nomes e caminhos que a banca pode usar para referenciar a funcionalidade (isso tem a ver também com a interface)

Com o objetivo de lhe ajudar a dominar as principais funcionalidades do Word, fizemos este ebook.

Informática para concursos públicos (fácil)

Como exemplo do atraso das versões, veja que a banca VUNESP cobrou, em 2018, questão referente ao Word versão 2003.

questão de informática para concurso público

No entanto, mesmo sem conhecer a versão 2003, é possível responder a questão por eliminação das alternativas. Para isso, no entanto, é preciso saber sobre alguns estilos usados no Word.

Versalete é como se fosse caixa alta, logo, não é essa a correta.

Tachado significa riscado, então, tanto tachado quanto tachado duplo estão erradas.

Relevo poderia confundir, mas no relevo as letras da fonte parecem estar saindo do papel/tela, não entrando como na opção correta: contorno.

A versão atual do Word que uso (versão 365) permite que eu selecione um texto e, em seguida, clique com o botão direito do mouse na opção Fonte para ver possíveis estilos aplicados na seleção. Veja a imagem abaixo para entender o painel de edição de Fonte.

menu formatar Fonte do Word

Com esse simples teste, você poderá testar os principais estilos de fonte do Word na prática e, com isso, acertar mais questões.

Questão sobre Formatar Fonte

Ainda sobre interface e a funcionalidade de formatar (editar) a fonte, veja essa outra questão abaixo.

formatar fonte no Word

Comentários:

Processador de texto é igual a editor de texto. A banca VUNESP chama assim, outras chamam de editor. Normal.

Formatar é editar, ou seja, escolher características de algo. No caso, da fonte, que é sinônimo do texto e de suas letras.

Assim, a opção correta é a letra (c), pois a formatação da fonte permite escolher o tipo, tamanho e cor das letras.

Informática para concursos públicos (médio)

Guia Greatest

mantenha seus conhecimentos atualizados
Escreva seu e-mail abaixo. Nós informaremos sempre que um novo artigo for publicado