Resumo do livro Quem Pensa Enriquece: o método de Napoleon Hill

resumo do livro Quem Pensa Enriquece

Já pensou se existisse uma matéria na faculdade chamada “Como Ganhar Dinheiro”? Seria ótimo! É claro!  Você primeiro aprenderia os conhecimentos, depois como lucrar com eles. Mas, enquanto não existe isso, que tal ler a principal teoria sobre o assunto? No resumo do livro Quem Pensa Enriquece, você encontrará a síntese de todos os princípios escondidos no livro.

Alerta de spoilers

A primeira parte desse artigo pode ser lida aqui. Nela demos uma pincelada no livro e entendememos que ele guarda um segredo. Mas o segredo, mesmo estampado na capa, não está escrito. Muito menos claro, expresso. Está distribuído em 13 princípios entregues ao longo de 16 capítulos com mais de 360 páginas, porém, não adianta só ler. é preciso de interpretação e análise para encontrá-los. Por isso quando tiver a oportunidade

Assim, fizemos o resumo do livro Quem Pensa Enriquece para debater ideias e ajudar pessoas com os importantes ensinamentos do livro.

Não à toa, esse é o nono livro mais vendido de todos os tempos. Ele mistura ótimos conhecimentos de realização pessoal com psicologia motivacional para que continue mantendo seu interesse enquanto o lê. Além disso, é recheado de exemplos, o que facilita a absorção e a interpretação das ideias. Como resultado, o livro virou uma das principais referências tanto para psicologia quanto para realização pessoal e profissional.

Por que os princípios estão escondidos?

Talvez para gerar suspense, acionando o gatilho mental da antecipação. O objetivo é fazer o leitor se interessar cada vez mais pela leitura do livro, aumentando a chance de finalizá-lo. A todo momento o autor tem algo inustiado para compartilhar.
Ou, pode ser que o propósito seja deixar boa margem de interpretação para se encaixar no maior número possível de contextos.

Seja como for, o segredo, escondido no livro, desdobra-se em 13 princípios que segundo o autor, Napoleon Hill, são pontos em comums dos maiores milionários e bilionários. Vamos então investigar o livro para descobrir quais são eles.

Resumo do livro Quem Pensa Enriquece

A primeira pista está no sumário do livro, mas não é tão obvia.

Dos dezesseis capítulos, os dois primeiros servem para motivar o leitor e apresentar uma ideia geral da leitura. Você pode conferir a primeira parte clicando aqui.

Sobram 14 capítulos para falar de 13 princípios.
Porém, o capítulo 3, Desejo: o ponto de partida de toda a realização, anuncia o método que deve ser usado diariamente, o qual é apresentado, teoricamente, antes dos princípios.

Vamos começar por ele.

Antes, atende-se para o prefácio do livro: “Para homens e mulheres indignados com a pobreza”. Ou seja, se a pessoa não quer mudar sua vida, está satisfeita, o livro não terá aplicação prática para ela.

O método de Napoleon Hill

O método de Napoleon Hill, que na verdade não é dele, mas sim foi compilado por ele a partir de entrevistas com muitos milionários, consiste nos seguintes passos:

  1. Defina um objetivo especifico. Não deve ser algo genérico como “ganhar bastante dinheiro”, mas “quero R$10.986,00 de dinheiro”
  2. Crie um plano para se aproximar do objetivo, com metas possíveis e tarefas para atingir cada uma delas.
  3. Estabeleça um prazo para execução de cada meta.
  4. Escreva uma declaração clara e objetiva com os passos anteriores.
  5. Leia essa declaração em voz alta duas vezes ao dia.

Assim que você entende o método, apesar de querer usá-lo, percebe que não irá fazer tudo exatamente como está ali. O pensamento natural é: “ok, já entendi a ideia, mas não preciso fazer isso de escrever e falar em voz alta”. O livro traz dois parágrafos com argumentos para dissuadi-lo desses pensamentos. O mais forte é: se a maioria dos milionários entrevistados fez isso, algo que está ao seu alcance desde já, por que não fazê-lo? Será que vale a pena deixar de fazer? Simplesmente faça.

O primeiro princípio do livro Quem Pensa Enriquece

O primeiro é simples e pode ser resumido em: QUEIRA.

Porém, a menos que você seja o Thanos da Marvel equipado com sua Manopla do Poder, querer não é poder. Você não pensa e aquilo acontece simplesmente. Não é tão fácil assim.

resumo do livro Quem Pensa Enriquece
Manopla do poder: quando Thanos a utiliza equipada com todas as joias do infinito, qualquer pensamento se torna realidade.

Assim, querer é um passo necessário, mas não suficiente.

Querer é o passo inicial. Pode ser algo leviano, como ter uma vontade ou esperança que algo pode acontecer. Enquanto, uma vontade que ganha intensidade, transforma-se em um desejo.
Desejo é mais forte que vontade. Um forte desejo vira uma determinação pulsante, com a esperança dando lugar para a convicção. Você visualiza e sente o objetivo chegando a cada passo.

Existem duas premissas e uma conclusão:

Premissa 1: Temos o poder de controlar nossos pensamentos.

Premissa 2: Aquilo que pensamos de forma mais frequente atrai nosso cérebro.

Conclusão: Temos que pensar no desejo por sucesso, por dinheiro, várias vezes por dia. Externamente, isso significa ter ambição, determinação, não ganância. Internamente, é gerar um volume de pensamento que irá magnetizar seu cérebro com aquele pensamento dominante. A mente magnetizada atrai pessoas, forças e circunstâncias que conspiram para seu objetivo acontecer. 

O livro então adota o termo desejo ardente para representar pensamentos intensos de que seu objetivo seja alcançado. Este desejo fará com que você crie ideias e planos consegui-lo.

A definição de um objetivo

Até aqui foi possível entender o poder de ter um objetivo definido, no sentido dele iniciar nos pensamentos que você escolhe cultivar em sua mente.

Contudo, definir um objetivo não é ter uma meta simplesmente. Lembre-se dos detalhes do método que falamos há pouco.

É preciso definir especificamente. Voltemos ao exemplo do Thanos para ficar mais didático. Vimos nos filmes da Marvel que seu objetivo é dizimar metade da população da Terra, mas para isso ele terá que conseguir todas as joias do infinito na sua manopla. Assim, no lugar de Thanos falar uma meta genérica, como “quero dizimar a Terra”, ele deve criar uma específica se quiser seguir o método de Hill, como “quero dizimar metade da Terra com o poder do pensamento usando a manopla do poder equipada com as joias do infinito”. Ele tem um plano!

Voltando para a vida real, querer não traz riqueza, mas buscar riqueza como um desejo ardente, depois planejar meios para alcançá-la e e insistir e persistir no plano até ele virar fato, sem desistir por qualquer fracasso, por qualquer derrota temporária, isso sim traz riqueza.

Aliás, o livro destaca outro conhecimento importante, que está embutido na afirmação acima. Os fracassos fazem parte da jornada do sucesso. A cada passo certo, você se aproxima do seu objetivo e, a cada errado, você o transforma em aprendizado para no próximo se aproximar novamente.

Segundo Hill, “O fracasso é um trapaceiro com aguçado senso de ironia e astúcia. Ele se diverte muito fazendo a pessoa tropeçar quando o sucesso está ao alcance da mão”.

Portanto, passo e princípio número 1: defina um objetivo, mas um que gere um desejo ardente de alcançá-lo.

Depois, faça planos para consegui-lo. Em seguida, continue lendo a terceira parte do nosso artigo para entender os outros princípios!

Guia Greatest

mantenha seus conhecimentos atualizados
Escreva seu e-mail abaixo. Nós informaremos sempre que um novo artigo for publicado